ECO 2 GeoClube

Tendo em conta que as alterações climáticas representam uma das maiores ameaças ambientais, sociais e económicas ao desenvolvimento do nosso planeta, consideramos essencial a promoção da educação ambiental nas nossas instituições educativas, formando uma geração mais consciente e ecológicamente responsável.

Posto isto, em parceria com várias instituições e organizações educativas europeias, está a ser implementado um projeto ambiental intitulado: “Otimização europeia da pegada de carbono - ECO2”. Diferentes aspirações, como o desenvolvimento sustentável, a redução da pegada ecológica, ou a prevenção relacionada com a consciência ambiental na educação, constituem a base do projeto Europeu ECO2.

Este projecto é financiado pela União Europeia, através do Programa Tempus Közalapítvány, na Hungria, sendo representado pela Humob Group Ltd. O período de implementação previsto é entre 1 de setembro de 2017 e 31 de agosto de 2019. A lista dos parceiros e respetivos detalhes de contacto podem ser encontrados na lista dos membros do consórcio do projeto, que integra a newsletter.

O principal objetivo do ECO2 é chamar a atenção para as alterações climáticas, tanto quanto possível, proporcionando experiências aos jovens, dentro das suas próprias instituições educativas, dentro de quadros curriculares e extracurriculares implementados.

No decorrer do projeto, serão criados grupos de alunos nas escolas que irão realizar tarefas relacionadas com a proteção ambiental de forma organizada. Para obter uma imagem precisa das condições locais, do consumo de energia das instituições e, assim, tornar a pegada ecológica mensurável, será desenvolvido um conjunto predeterminado de condições. Utilizaremos ferramentas / programas de IT para apoiar esta atividade, que é o objetivo a longo prazo do projeto. Os resultados obtidos serão resumidos e compilados num Guia que será disponibilizado para todos.